Estes quadros sugerem tanto, tanto. Que cada um os leia com a vida e com o que poderá estar para além do que sabemos. A pintora é russa, nascida em São Petersburg e cresceu entre pintores e músicos. Desde a infância ilustrou fábulas, mitos, histórias religiosas e folclore. Em 1990 imigrou para Israel. Na net, num lugar de nome 'Artists of Russia' pode ler-se 'She works in oil, tempera, watercolour, and gouache in a unique style. Her paintings are humorous, symbolic, and yet serious in content, meticulously executed and with a fresh and dreamlike quality. Her assured drawing, elaborate composition and rich use of colour are in the tradition of European painting. Her images and landscapes seem to be from a different timeless world, telling stories that are tender, dreamy, overpowering and seductive. Her princesses are like close companions who have been with her since childhood. They resemble her real-life girlfriends, sometimes bizarre, sometimes sarcastic, at other times funny, but always with a natural authority allowing them to inhabit and conquer the magical world of legends and folk tales.'
A passagem do tempo pelo corpo e pela vida. Do resto não sabemos.
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Nota: Nicholas Dixon nasceu em 1947, em Detroit, e desde 1975, que fotógrafa, todos os anos, a sua mulher Beverly com as suas três cunhadas Heather, Mimi e Lauri, sempre em grupo e pela mesma ordem. Na primeira foto elas tinham entre 15 e 25 anos. A mais velha é esposa do fotógrafo.
Da direita para a esquerda: Galileo Galilei, Marie Curie, J. Robert Oppenheimer, Isaac Newton, Louis Pasteur, Stephen Hawking, Albert Einstein, Carl Sagan, Thomas Edison, Aristoteles, Neil deGrasse Tyson, Richard Dawkins e Charles Darwin.
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Nota: Porque será que é tão dificil encontrar na net o autor deste quadro? A questão é antiga e não há nada a esconder. Deus não morreu e a filosofia também não morrerá.
Não me lembro de ter visto recentemente, algo assim tão bonito. Este pintor, nascido na Argélia, a viver em França, diz 'tenho a impressão de ilustrar com a minha pintura os contos ou versos que não conheço, quer estes já tenham sido escritos ou ainda por ser. O meu objectivo é unicamente pintar, e não escrever. Nunca procurei saber bem o que se podia passar antes ou depois desses 'pedaços de história', mesmo se de tempos a tempos tivesse uma pequena ideia sobre a questão.'.
Nota: Na biografia deste pintor lê-se 'doutorado em Poéticas Visuais'. Talvez por isso, ele não conceba o Universo sem a geometria e a matemática no velho arco íris de espaço e de matéria. Depois, no nosso micro-cosmos resta-nos a energia das pirâmides de sal e o cão.
Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo.
Eliza Flower, compositora do período romântico, compôs sobretudo música sacra. Musicou muitas obras da sua irmã, a poeta e escritora Sarah Fuller Flower Adams.
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A mais conhecida dessas obras é o hino 'Nearer my God to Thee' que ficou célebre por ter sido a música que foi interpretada enquanto o Titanic se afundava.
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Nota: Do blog da biblioteca da Escola Secundária de Tondela.
Nota: O que sugere a imagem? Prudência, pois é preciso proteger a seara. O espantalho guarda as coisas do mundo, como o anjo da guarda guarda as coisas da alma. É a função do 'homem de palha' ou 'assustador de pássaros', que garante a cesta cheia. E porque olha Doroteia, assim? Porque, quem espanta não tem vida própria e guarda o que garante a vida. Alheio ou não, está o cãozito preto.
I remember when we first me, at Woolton, at the village fete. It was a beautiful summer day and I walked in there and saw you on stage. And you were singing 'Come Go With Me,' by the Dell Vikings, but you didn’tknow the words so you made them up. 'Come go with me to the penitentiary.' It’s not in the lyrics.
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I remember writing our first songs together. We used to go to my house, my dad’s home, and we used to smoke Ty-Phoo tea with the pipe my dad kept in a drawer. It didn’t do much for us but it got us on the road. We wanted to be famous.
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I remember the visits to your mum’s house. Julia was a very handsome woman, very beautiful woman. She had long, red hair and she played a ukulele. I’d never seen a woman that could do that. And I remember having to tell you the guitar chords because you used to play the ukulele chords.
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And then on your 21st birthday you got 100 pounds off one of your rich relatives up in Edinburgh, so we decided we’d go to Spain. So we hitchhiked out of Liverpool, got as far as Paris, and decided to stop there, for a week. And eventually got our haircut, by a fellow named Jurgen, and that ended up being the 'Beatle haircut.'
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I remember introducing you to my mate George, my schoolmate, and getting him into the band by playing 'Raunchy' on the top deck of a bus. You were impressed. And we met Ringo who’d been working the whole season at Butlin’s camp - he was a seasoned professional - but the beard had to go, and it did.
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Later on we got a gig at the Cavern Club in Liverpool, which was officially a blues club. We didn’t really know any blues numbers. We loved the blues but we didn’t know any blues numbers, so we had announcements like 'Ladies and gentleman, this is a great Big Bill Broonzy number called 'Wake Up Little Suzie.' And they kept passing up little notes - 'This is not the blues, this is not the blues. This is pop.' But we kept going.
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And then we ended up touring. It was a bloke called Larry Parnes who gave us our first tour, I remember we all changed names for that tour. I changed mine to Paul Ramon, George became Carl Harrison and, although people think you didn’t really change your name, I seem to remember you were Long John Silver for the duration of that tour. Bang goes another myth.
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We’d been on a van touring later and we’d have the kind of night where the windscreen would break. We would be on the motorway going back up to Liverpool. It was freezing so we had to lie on top of each other in the back of the van, creating a Beatle sandwich. We got to know each other. These were the ways we got to know each other.
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We got to Hamburg and met the likes of Little Richard, Gene Vincent… I remember Little Richard inviting us back to his hotel. He was looking at Ringo’s ring and said, 'I love that ring.' He said, 'I’ve got a ring like that. I could give you a ring like that.' So we all went back to the hotel with him. (We never got a ring.)
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We went back with Gene Vincent to his hotel room once. It was all going fine until he reached in his bedside drawer and pulled out a gun. We said 'Er, we’ve got to go, Gene, we’ve got to go…' We got out quick!
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And then came the USA—New York City - where we met up with Phil Spector, the Ronettes, the Supremes, our heroes, our heroines. And then later in L.A., we met up with Elvis Presley for one great evening. We saw the boy on his home territory. He was the first person I ever saw with a remote control on a T.V. Boy! He was a hero, man.
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And then later, Ed Sullivan. We’d wanted to be famous, now we were getting really famous. I mean imagine meeting Mitzi Gaynor in Miami!
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Later, after that, recording at Abbey Road. I still remember doing 'Love Me Do.' You officially had the vocal 'love me do' but because you played the harmonica, George Martin suddenly said in the middle of the session, 'Will Paul sing the line ‘love me do?’ the crucial line. I can still hear it to this day - you would go 'Whaaa whaa,' and I’d go 'love me doo-oo.' Nerves, man.
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I remember doing the vocal to 'Kansas City' - well I couldn’t quite get it, because it’s hard to do that stuff. You know, screaming out the top of your head. You came down from the control room and took me to one side and said, 'You can do it, you’ve just got to scream, you can do it.' So, thank you. Thank you for that. I did it.
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I remember writing 'A Day in the Life' with you, and the little look we gave each other when we wrote the line 'I’d love to turn you on.' We kinda knew what we were doing, you know. A sneaky little look.
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After that there was this girl called Yoko. Yoko Ono. She showed up at my house one day. It was John Cage’s birthday and she said she wanted to get hold of manuscripts of various composers to give to him, and she wanted one from me and you. So I said, 'Well it’s ok by me, But you’ll have to go to John.'
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And she did...
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After that I set up a couple of Brennell recording machines we used to have and you stayed up all night and recorded 'Two Virgins.' But you took the cover yourselves - nothing to do with me.
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And then, after that there were the phone calls to you, the joy for me after all the business shit that we’d gone through was that we were actually getting back together and communicating once again. And the joy as you told me about how you were baking bread now, and how you were playing with your little baby, Sean. That was great for me because it gave me something to hold on to.
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So now, years on, here we are. All these people. Here we are, assembled, to thank you for everything that you mean to all of us.
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This letter comes with love, from your friend Paul.
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John Lennon, you’ve made it. Tonight you are in the Rock ‘n’ Roll Hall of Fame.
a infância vem pé ante pé sobe as escadas e bate à porta . – quem é? – é a mãe morta – são coisas passadas – não é ninguém . tantas vozes fora de nós! e se somos nós quem está lá fora e bate à porta? e se nos fomos embora? e se ficámos sós? . manuel antónio pina
Da autoria de Lorenzo Quinn, esta estátua itinerante de alumínio com o peso de 400 quilos, foi transportada para este jardim no centro de Londres. Será levada depois para Sampetersburgo. O que sugere a obra? O homem que questiona os limites que lhe são impostos pela sua natureza.
Creio que o que de mais importante podemos testemunhar e despertar na vida uns dos outros é aquilo que a escritora Maria Gabriela Llansol chama, na sua linguagem inesquecível, «a luta quotidiana pelo fulgor».
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O fulgor não é uma evanescência, nem resulta de um qualquer errático acaso.
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É um combate, o fulgor.
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É um esforço de todos os dias esta procura de luz, de intensidade, este desejo de uma cintilação na paisagem baça e opaca que, tantas vezes, parece ser a única que nos resta.
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O fulgor abre-nos a uma compreensão maior do próprio tempo.
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Liga-nos ao que está mais adiante ou mais fundo. Rompe brechas.
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Faz-nos teimosamente repetir: “não pode ser só isto."
O Castelo de Chuchurumel é uma das lengalengas mais belas do imaginário infantil. Vejamos: 'Aqui está a chave que abre a porta do Castelo de Chuchurumel. Aqui está o cordel que prende a chave que abre a porta do Castelo de Chuchurumel. Aqui está o sebo, que unta o cordel, que prende a chave, que abre a porta do Castelo de Chuchurumel. Aqui está o rato que roeu o sebo, que unta o cordel, que prende a chave, que abre a porta do Castelo de Chuchurumel.' Depois vem o gato que comeu o rato, depois o cão que mordeu o gato, o pau que bateu no cão, o lume que queimou o pau, a água que apagou o lume e o boi que bebeu a àgua.
Nota: Julieta Silva e César Prata criaram este projecto que nos ofereceu dois trabalhos bonitos 'No Castelo de Chuchurumel' e 'Posta Restante'. Em qualquer deles se cruza a ruralidade com a urbanidade. Relativamente ao video não gosto das imagens cortadas às fatias e repetidas sucessivamente até os olhos e o cérebro pedirem que alguém faça um 'stop'. Decerto, a forma aponta o dedo à circularidade das lengalengas.
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Nota: Brenton Wood teve o seu tempo de fama nos anos 60 e poucos são os que hoje se lembram dele. Americano, de LA, cantava e escrevia canções 'soul' muito simples como esta. 'The Oogum Boogum' e 'Gimme Little Sign' foram os seus hits, mas nunca esqueci Good Night Baby. Os versos descrevem duas pessoas solitárias, mas é a beleza da voz e dos arranjos que permanece.
A arte é tudo porque só ela tem a duração - e tudo o resto é nada! As sociedades, os impérios são varridos da terra, com os seus costumes, as suas glórias, as suas riquezas: e se não passam da memória fugitiva dos homens, se ainda para eles se voltam piedosamente as curiosidades, é porque deles ficou algum vestígio de Arte, a coluna tombada dum palácio, ou quatro versos num pergaminho. As Religiões só sobrevivem pela arte, só ela torna os deuses verdadeiramente imortais - dando-lhes forma. A divindade só fica absolutamente divina - quando um cinzel de génio a fixa em mármore; inspira então o grande culto intelectual, que é o único desinteressado e o único consciente; já nada tem a sofrer do livre exame: entra na serena região dos Incontestáveis e só então deixa de ter ateus.
A arte é tudo - tudo o resto é nada. Só um livro é capaz de fazer a eternidade de um povo. Leônidas ou Péricles não bastariam para que a velha Grécia ainda vivesse, nova e radiosa, nos nossos espíritos: foi-lhe preciso ter Aristófanes e Ésquilo. Tudo é efémero e oco nas sociedades - sobretudo o que nelas mais nos deslumbra. Podes-me tu dizer quem foram no tempo de Shakespeare os grandes banqueiros e as formosas mulheres? Onde estão os sacos de ouro deles, e o rolar do seu luxo? Onde estão os claros olhos delas? Onde estão as rosas de Iorque que floriam então? Mas Shakespeare está realmente tão vivo como quando, no estreito tabelado do Globe, ele dependurava a lanterna que devia ser a lua, triste e amorosamente invocada, alumiando o Jardim dos Capuletos. Está vivo duma vida melhor, porque o seu Espírito fulge com um sereno e contínuo esplendor, sem que o perturbem mais as humilhantes misérias da carne!
Nota: É de ficar com a boca aberta, ao conhecer os meios com que as novas gerações lidam. Desde a adolescência tenho tentado tocar esta canção, sem o conseguir, e agora faz-me confusão como todas as passagens na guitarra aparecem aqui claras e simples. Mesmo sem pauta, estes Videos do YouTube permitem a aprendizagem de canções mais elaboradas, apenas por imitação. A Lara, a quem agradeço o empenho, levou meia-hora a automatizar o arranjo.
Paul McCartney escreveu esta canção acerca dos direitos civis dos negros nos EU. Em 1968, a lei americana obrigou à segregação nas escolas do estado de Arkansas e os jornais e televisões de todo o mundo debatiam o problema. Escrita na cozinha da sua quinta na Escócia, a canção surgiu escondida no Álbum Branco. O acompanhamento da guitarra foi inspirado no Bourrée em Mi menor para alaúde de Bach. Paul e George tiveram aulas de guitarra clássica quando eram jovens.
Kilandukilu, que em Kimbundu significa 'divertimento', é um grupo de dança tradicional angolano que recria as raízes mais profundas da cultura negra. Dançar, sentir, ouvir ou ver é como estar dentro da tribo e viver os ritos guerreiros. O estilo de dança é o Kizomba que resulta de uma dança de salão angolana o Semba, que se caracteriza por movimentos acentuados no chão e na maior parte das vezes feitos com o corpo curvo – em direcção à terra. A sensualidade e a energia são também fundamentais nos ritmos de Kuduro, Kizomba, Tarrachinha, Massemba e Rebita. Da cor do ébano, Petchu, de nome Pedro Vieira Dias Tomás é o fundador e director artístico.
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Nota: Conheci o grupo pelas minhas filhas Lara e Dolores, no Andanças 2011.
Sinto culpa de te procurar quando te procuro e culpa de te ver quando te vejo - já que necessito tanto de te procurar e de te ver. E sinto culpa de me esconder quando te vejo. E tu passas, bonita.
A Madre Isabel Guerra pinta a luz com a beleza do pintor holandês Vermeer. Para ela 'pintar e amar Deus completam-se' e diz também que 'a beleza sendo possível, nem tudo está perdido'. Vive actualmente em clausura no Mosteiro de Santa Lucía, da Ordem Cistercience, em Zaragoza.
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Nota: Ladrões assaltaram o mosteiro e levaram 1,5 milhões de Euros.
A dança de quadrilha era uma dança camponesa de salão de origem inglesa que chegou a França e se popularizou nas cortes europeias nos séculos XIV e XV. Quatro pares em duas filas, moviam-se ao ritmo do compasso 6/8. Esta é a origem do nome que Sebastião Antunes escolheu para um dos melhores grupos de música tradicional da nossa terra.
Seja o que for que imaginemos é finito. Portanto não existe qualquer ideia, ou concepção, de algo que denominamos infinito. Nenhum homem pode ter em seu espírito uma imagem de magnitude infinita, nem conceber uma velocidade infinita, um tempo infinito, ou uma força infinita, ou um poder infinito. Quando dizemos que alguma coisa é infinita, queremos apenas dizer que não somos capazes de conceber os limites e fronteiras da coisa designada, não tendo concepção da coisa, mas de nossa própria incapacidade.