Alexander Sokurov - Fausto




     Fausto é o protagonista de uma lenda popular alemã que conta um pacto entre o homem e o demónio, baseada no médico, mago e alquimista alemão Dr. Johannes Georg Faust (1480-1540). Este nome, Fausto, tem sido usado como base de diversos romances de ficção, o mais famoso deles do escritor Goethe, produzido em duas partes, tendo sido escrito e reescrito ao longo de quase sessenta anos da sua vida.
    Considerado símbolo cultural da modernidade, Fausto é um poema de proporções épicas que relata a tragédia do Dr. Fausto, homem das ciências que, desiludido com o conhecimento do seu tempo, faz um pacto com o demónio Mefistófeles, que o enche com a energia satânica insufladora da paixão pela técnica e pelo progresso.
    O filme de Sokurov é uma versão sublime. Num lugar estreito, entre tripas que não cabem num cadáver e exposição de ignorâncias, alguém tenta descobrir onde se encontra a alma. Vendida ao diabo, a alma está onde há dinheiro e interesses. Cada sequência entra dentro da sequência seguinte e o todo desarruma-se dentro de cada um de nós.

Sem comentários:

Arquivo do blogue