Reinaldo Ferreira - Se eu nunca disse

 


Se eu nunca disse que os teus dentes

são pérolas, é porque são dentes.

Se eu nunca disse que os teus lábios

são corais, é porque são lábios.

Se eu nunca disse que os teus olhos

são de ónix, ou esmeralda ou safira,

é porque são olhos.

Pérolas e ónix e corais são coisas,

e coisas não sublimam coisas.

Eu, se algum dia com lugares-comuns

houvesse de louvar-te,

decerto buscava na poesia,

na paisagem, na música,

imagens transcendentes

dos olhos e dos lábios e dos dentes.

Mas crê, sinceramente crê,

que todas as metáforas são pouco

para dizer o que eu vejo.

E vejo olhos, lábios e dentes.


      Reinaldo Ferreira e um dos poemas de amor mais belos escritos em Língua portuguesa. A desconstrução das metáforas como tema, quando os versos se tornam lugar secundário na presença da beleza real.

Sem comentários:

Arquivo do blogue