José Afonso - Cantares do Andarilho



Já fiz recados às bruxas
Do Caselho à Portelada
Dei-lhes a minha inocência
Elas não me deram nada.

Andei à giesta
Ao lírio maninho
Na Bouça da Fresta
No Casal Velido

Erva-cidreira
À erva veludo
Na Lomba Regueira
No Pinhal do Mudo.

Andei ao licranço
Andei ao lacrau
No Monte do Manso
Na Espera do Mau

Vibra à carocha
Ao corujão cego
Na mata da Tocha
No rio Lágedo.

Fui andarilho das bruxas
Moço de S. Cipriano
Já fui morto e inda vivo
Vendi a alma ao Dialho.

Era donzel e guardei-me
P'rás filhas da feiticeira
Parti-me em meio à loira
Noutra metade à morena.

      Os versos são de António Quadros (João Pedro Grabato Dias), a melodia de José Afonso, a guitarra de Rui Pato, gravado nos Estúdios Polysom, Lisboa, em 1968. O tema é o da caça-às-bruxas, aos opositores políticos de uma certa época.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue