John Coltrane - Spiritual



Há uma igreja com o seu nome – A St. John Coltrane African Orthodox Church em São Francisco – porque para além de ter criado música esteticamente avançada, Coltrane era negro e mantinha uma vertente espiritual muito rica.
Cedo tocou sax tenor com o Miles Davis Quintet progredindo tanto, que se transformou num dos principais elementos do grupo, até ser dispensado em 1957, por consumir heroína.
Coltrane faleceu a 17 de julho de 1967 e a 5 de agosto o britânico Melody Maker reportava as cerimónias fúnebres que tiveram lugar em Nova Iorque: «a música da cerimónia foi executada por Ornette Coleman e Albert Ayler, que compuseram material especialmente para o funeral. A cerimónea começou com o Quarteto de Ayler a tocar "Truth is Marching In" e, em vez de uma elegia, o amigo de Coltrane Calvin Massey leu o longo poema religioso "A Love Supreme" que Coltrane escreveu em 1965. O caixão foi flanqueado por flores enviadas por Duke Ellington, Max Roach, Nina Simone, Stan Getz, pelo Quinteto de Horace Silver e muitos outros músicos». John Coltrane morreu vítima de cancro no fígado antes de completar 41 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue