Beryozka



É uma dança inspirada nas camponesas da Região de Perm, próximo ao Rio Kama, onde se celebravam as festas populares do "Dia da Trindade". A coreografia tem o nome da árvore berioska, que se desenvolve nas regiões frias da Rússia. A berioska, por ser uma árvore esguia e de galhos flexíveis, é comumente comparada à mulher, com a sua postura e delicadeza. Nesta dança as bailarinas levam nas suas mãos um ramo da árvore e um lenço branco.
O Ensemble Beryozka foi criado em 1948, pela coreógrafa Nadezhda Nadezhdina e cada apresentação começa com uma dança em círculo, chamada Khorovod, em que elas executam um passo deslizante onde nem as saias mexem. O que há de tão especial é que elas dificilmente parecem mover-se, de facto parecem estar paradas enquanto o palco é que parece mover-se. A dança foi criada pela própria Nadezhdina e a rara beleza das dançarinas ajuda a manter audiências em todo o mundo.
Existem vários rumores de que as dançarinas que se juntam ao Berezka têm de jurar segredo, e nem sequer estão autorizados a revelar a técnica do passo de dança à família.

Sem comentários:

Arquivo do blogue