A vida de Charles Foster Kane










O filme tem inicio com a morte de Charles Foster Kane. A sua última palavra - Rosebud -, motiva a curiosidade de Jerry Thompson, um jovem jornalista que enceta uma investigação ao passado obscuro do magnata. Que significado teria aquela palavra? Bate à porta de todos os que conheceram Kane e descobre que ainda criança, tornou-se o rico herdeiro de uma mina de ouro, que no inicio ninguém lhe dava grande valor. Foi, então, obrigado a abandonar os pais para se tornar num homem educado que pudesse cumprir as suas obrigações.
 Já adulto, estabelece um conflito com o seu tutor e com a ajuda do seu amigo Jedediah, decide fundar um jornal que de um dia para o outro se torna no jornal de maior tiragem de todos os Estados Unidos. Kane casa-se com a sobrinha do Presidente dos E.U.A. mas vive uma conjugalidade enfadonha e infeliz, estabelecendo uma relação ilícita com uma aspirante a cantora. Decide, então, patrocinar a sua carreira e fazer dela uma cantora lírica, mas em vão. Gradualmente, Kane apercebe-se da sua própria decadência e encerra-se no palácio construído por ele: Xanadu.
      Welles, apesar de contar com apenas 26 anos à altura das filmagens, imprimiu ao trabalho uma ordem narrativa pouco convencional e explorou com grande habilidade os contrastes de luz e de sombra, muito graças ao competente trabalho do diretor de fotografia Gregg Toland. O filme foi encarado pelo público como uma biografia do multi-milionário William Randolph Hearst que procurou vetar o lançamento comercial da fita.
 O tempo encarregou-se de tornar Citizen Kane numa obra-prima cinematográfica, sendo considerado por muitos cinéfilos como o melhor filme de todos os tempos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue