Génesis, 29



29.15

Jacob já estava há um mês em casa de Labão, quando este lhe disse:"É certo que tu és meu parente. Mas até agora tens trabalhado para mim de graça. Diz-me que salário queres."

29.16

Labão tinha duas filhas, a mais velha chamava-se Lia e a mais nova, Raquel.

29.17

Lia tinha uns olhos muito ternos. Mas Raquel era bonita e elegante.

29.18

Jacob gostava muito de Raquel e por isso respondeu: "Aceito trabalhar para ti, durante sete anos, para casar com Raquel a tua filha mais nova."

29.19

Labão respondeu: "Está bem. É melhor casá-la contigo que casá-la com outro qualquer. Podes continuar em minha casa."

29.20

Para obter Raquel, Jacob trabalhou durante sete anos e, pelo amor que lhe tinha, aqueles sete anos pareceram-lhe apenas alguns dias.

  Camões sintetizou assim a história:

  Sete anos de pastor Jacob servia
  Labão, pai de Raquel, serrana bela;
  mas não servia ao pai, servia a ela,
  e a ela só por prémio pretendia.

  Os dias na esperança de um só dia,
  passava, contentando-se com vê-la;
  porém o pai, usando de cautela,
  em lugar de Raquel lhe dava Lia.

  Vendo o triste pastor que com enganos
  lhe fora assi negada a sua pastora,
  como se a não tivesse merecida,

  começa de servir outros sete anos,
  dizendo: "Mais servira se não fora
  para tão longo amor tão curta a vida".

      Como se vê pelo soneto, a coisa não correu como prometido, e o pai de Raquel começou por roer a corda. Vejamos, pois, o que de facto aconteceu, com a continuação do relato bíblico:

29.21

Depois disse a Labão: "Dá-me a minha mulher, para eu casar com ela, pois já acabou o tempo combinado."

29.22

Labão convidou toda a gente do lugar e ofereceu um banquete.

29.23

Mas à noite, em vez de Raquel, Labão levou Lia para o quarto dos noivos e foi com ela que Jacob dormiu.

29.24

Labão deu à sua filha Lia a escrava Zilpa, para ficar ao serviço dela.

29.25

Pela manhã, quando Jacob se deu conta de que era Lia foi reclamar a Labão: "Que é que me fizeste? Por amor de Raquel andei a trabalhar para ti. Porque é que me enganaste?"

29.26

Labão respondeu: "Cá na nossa terra não é costume casar a filha mais nova antes da mais velha.

29.27

Mas depois dos sete dias de lua de mel podemos dar-te também a outra em casamento, desde que te comprometas a trabalhar para mim outros sete anos mais."

29.28

Jacob assim fez. Passaram os sete dias da lua de mel e Labão deu-lhe também a sua filha Raquel como esposa.

29.29

A Raquel, Labão deu Bilá, sua escrava, para ficar ao serviço dela.

29.30

      Jacob dormiu também com Raquel e esta era a sua preferida. E durante mais sete anos Jacob ficou ao serviço de Labão.



      O relato bíblico da história de Jacob, Raquel e Lia mais as suas escravas, continua, fixando no texto sagrado uma situação poligâmica: decorrendo da incapacidade de Raquel para ter filhos por um lado, e dos ciúmes de Lia, por outro, Jacob acaba também por procriar com as escravas destas, Bilá e Zilpa.

      Não sei como os cristãos em geral lidam com a legitimação da poligamia que o episódio explicitamente cauciona. Depois, há a exploração laboral de Labão.

      in, Vício da poesia (modificado)

Sem comentários:

Arquivo do blogue