Gluck’s Melodie “Dance of the Blessed Spirits” from his opera Orfeo ed Euridice



     Apaixonados, Orfeu e Eurídice resolveram casar. No entanto, pouco antes do casamento, Eurídice foi mordida por uma cobra, ao tentar fugir de um admirador, Aristeu, o que lhe acarretou a sua morte.
     Desconsolado, Orfeu resolveu descer ao mundo dos mortos e pedir a Hades, a sua amada de volta. Comovido com a história e extasiado com a música da sua lira, resolveu devolvê-la ao seu amante com uma condição: que não olhasse para ela até chegarem ao mundo superior.
     Porém ao sair do mundo dos mortos, e desconfiado do acordo com o deus do mundo inferior, resolveu olhar para trás e confirmar se a sua amada o seguia. Ao desobedecer a Hades, Eurídice foi levada de novo para o mundo dos mortos, sem previsão de regresso.

     Além de poeta, Orfeu era músico e cantor. O seu pai presenteou-o com uma lira, o que o transformou num dedicado músico. Assim, quando a tocava, qualquer pessoa ficava encantada e tranquila com a melodia. Além de seres humanos, os animais e a natureza no geral, as árvores, os rios, os lagos, etc, ficavam fascinados com o som das suas notas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue