Beethoven - Concerto for Violin and Orchestra in D major, Op. 61 by Hilary Hahn



01. Allegro ma non troppo
02. Larghetto
03. Rondo, Allegro



      Beethoven já havia composto várias peças para violino e orquestra. Em algum momento entre 1790 e 92, antes da sua - digamos - maturidade musical, ele começou um Concerto para violino em Do, do qual apenas um fragmento do primeiro movimento sobrevive. Se o trabalho, ou mesmo o primeiro movimento, foi concluído, não é conhecido. No entanto, mesmo que completo, não foi tocado nem publicado. Mais tarde, ainda na década de 1790, Beethoven completou dois Romances para violino - primeiro o romance em Fa e depois o romance em Sol.
      Todos estes trabalhos mostram uma forte influência da escola francesa de violino, exemplificada por violinistas da época como Giovanni Battista Viotti, Pierre Rode e Rodolphe Kreutzer. Os dois Romances, por exemplo, estão compostos num estilo semelhante aos movimentos lentos de concertos de Viotti. Assim, esta influência também pode ser observada neste Concerto Re maior; a abertura "marcial" com o ritmo dos timpani segue o estilo da música francesa na época, enquanto a prevalência de figuras em sextas quebradas e oitavas quebradas se assemelha muito a elementos de composições de Kreutzer e Viotti.

      in, Wikipedia, com tradução caseira.

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