01. Allegro ma non troppo
02. Larghetto
03. Rondo, Allegro
Beethoven já havia composto várias peças para violino e orquestra. Em algum momento entre 1790 e 92,
antes da sua - digamos - maturidade musical, ele começou um Concerto para violino em Do, do
qual apenas um fragmento do primeiro movimento sobrevive. Se o trabalho, ou
mesmo o primeiro movimento, foi concluído, não é conhecido. No entanto,
mesmo que completo, não foi tocado nem publicado. Mais tarde, ainda na década de
1790, Beethoven completou dois Romances para violino - primeiro o romance em Fa e depois o romance em Sol.
Todos estes trabalhos mostram uma forte
influência da escola francesa de violino, exemplificada por violinistas da época como
Giovanni Battista Viotti, Pierre Rode e Rodolphe Kreutzer. Os dois Romances,
por exemplo, estão compostos num estilo semelhante aos movimentos lentos de concertos de Viotti. Assim, esta influência também pode ser observada neste Concerto Re maior; a abertura "marcial" com o ritmo dos timpani segue o estilo da música
francesa na época, enquanto a prevalência de figuras em sextas quebradas e
oitavas quebradas se assemelha muito a elementos de composições de Kreutzer e
Viotti.
in, Wikipedia, com tradução caseira.
Sem comentários:
Enviar um comentário