Genesis - Firth Of Fifth




The path is clear
Though no eyes can see
The course laid down long before.
And so with gods and men
The sheep remain inside their pen,
Though many times they've seen the way to leave.

He rides majestic
Past homes of men
Who care not or gaze with joy,
To see reflected there
The trees, the sky, the lily fair,
The scene of death is lying just below.

The mountain cuts off the town from view,
Like a cancer growth is removed by skill.
Let it be revealed.
A waterfall, his madrigal.
An inland sea, his symphony.

Undinal songs
Urge the sailors on
Till lured by sirens cry.

Now as the river dissolves in sea,
So neptune has claimed another soul.
And so with gods and men
The sheep remain inside their pen,
Until the shepherd leads his flock away.

The sands of time were eroded by
The river of constant change.



      A faixa é uma obra prima do género rock progressivo, dos Genesis da era Peter Gabriel, de 1973, incluída no álbum "Selling England by the Pound". O título Firth of Fifth vem de um estuário localizado na costa oeste da Escócia - próximo de Edimburgo - com o nome Firth of Forth, que literalmente pode ser traduzido por 'Estuário do rio Forth'. Todavia, como Forth tem a mesma pronúncia de fourth (o número ordinal 'quarto') o título poderá ser traduzido por 'O Estuário do rio Quinto'.
      Os versos do poema descrevem um rio desde a nascente até à foz. Aí, os velhos marinheiros ouvem o canto das sereias e sujeitam-se aos perigos iminentes. Os deuses, por sua vez, subjugam os rebanhos nas margens, mas os pastores sabem como libertá-los. Será a foz a morte ou a vida?
      A melodia começa com a parte em piano clássico por Tony Banks (autor do tema) com mudanças de ritmo complexas: dois por quatro, quatro por quatro, treze por dezasseis, volta a dois por quatro, de novo treze por dezasseis, seguido de quinze por dezasseis. A progressão de acordes entre o órgão e a guitarra, o solo de flauta, o instrumental 'synth-driven' que retoma o tema de abertura do piano, o solo de guitarra que reinterpreta a melodia da flauta, a voz de Gabriel e a fechar, de novo, o piano de Banks, fazem do trecho um dos melhores que a industria da música gravou. 
      A animação com tradução é retirada de "Mermaid" de Aleksandr Petrov.

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