Marguerite Duras - L' amant



      (...) Muito cedo na minha vida foi tarde demais. Aos dezoito anos era já tarde demais. Entre os dezoito e os vinte e cinco anos o meu rosto partiu numa direcção imprevista. Aos dezoito anos envelheci. Não sei se é assim com toda a gente, nunca perguntei. Parece-me ter ouvido falar dessa aceleração do tempo que nos fere por vezes quando atravessamos as idades mais jovens, mais celebradas da vida. Este envelhecimento foi brutal. (...)

       Marguerite Duras

      O Amante é o resumo das experiências de uma vida intensa, um livro (e filme) extremamente denso e, sobretudo, estranho. Trata-se do livro que deu a Marguerite Duras o Prémio Goncourt, na França, em 1984. Para narrar a sua vida, a autora parte da observação sobre o seu rosto, actualmente: "Tenho um rosto dilacerado por rugas secas e profundas, sulcos na pele. Não é um rosto desfeito, como acontece com pessoas de traços delicados, o contorno é o mesmo mas a matéria foi destruída." 
      No momento do filme, a menina branca de quinze anos destapa um pouco da sua intimidade que levaria à sua iniciação sexual, aos quinze anos e meio, com um chinês rico de Saigão, doze anos mais velho que ela. É o carro que faz a sedução e a janela de vidro fechada simboliza os 'quases' mas 'nada' que a vida de cada um tem.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue