A Diana de Versalhes









~

Preservada no Museu do Louvre, esculpida em mármore branco, com 2m de altura, a obra é uma cópia romana de um original perdido, em bronze, atribuído ao escultor grego Leocarés, datado provavelmente de 325 a.C. Foi descoberta em Itália e tornou-se a escultura mais famosa da deusa Diana na história da arte. 
Em 1556, foi oferecida pelo papa Paulo IV ao rei Henrique II de França, como alusão implícita à amante do rei, Diana de Poitiers. Foi então colocada no Jardim da Rainha no Palácio de Fontainebleau, onde eram expostas importantes peças da Antiguidade.
A figura de Diana é dinâmica, está em plena caça, em acto de tirar uma flecha do seu arcaz. O braço esquerdo, ausente, foi restaurado fazendo-o pousar a mão na cabeça de uma corça, animal sagrado da deusa, mas originalmente devia segurar um arco. Nos pés traz sandálias e, na cabeça, um diadema.

    Notas retiradas da Wikipedia.

    A cópia romana desta escultura grega permite outra leitura. Ártemis, deusa da caça, irmã de Apolo, é aqui representada a retirar uma seta da aljava. A cabeça está voltada para a direita, o olhar dirige-se a um sujeito externo à composição, talvez uma presa mais apetecida. O copy-paste, que Aristóteles e Platão chamavam de mimesis é, afinal, uma das bases da cultura ocidental.

Sem comentários:

Arquivo do blogue