Para Suze Rotolo

.
.
.
Cover de Kwestschions que canta todas as vozes
.
.
.
Morreu a musa das canções Don´t Think Twice, It's All Right e Tomorrow is a Long Time de Bob Dylan. Ao contrário do que se poderia pensar, são duas canções de amor. Suze nasceu no seio de uma família comunista e ensinou ao 'songwriter' o valor ideológico de Bertolt Brecht, Rimbaud, Byron e das actividades do The Congress of Racial Equality. Por exemplo, o conteúdo de The Death of Emmett Till foi seleccionado e organizado por ela, Dylan apenas reescreveu os factos em verso e compôs a melodia. O que espanta ao fim destes anos é que Suze tinha apenas, 17 anos. 'Eu não conseguia tirar os olhos dela', escreveu Dylan em Crónicas, Volume Um. 'Era a coisa mais erótica que já tinha visto. Tinha a pele clara e os cabelos dourados, puro sangue italiano. Começámos a conversar e a minha cabeça começou às voltas. A flecha de cupido tinha assobiado nos meus ouvidos antes, mas desta vez ela acertou-me no coração e o peso dela arrastou-me para fora do barco.' Para compreender melhor a época em que surgiu Blowing in the Wind, vale a pena ler o livro que Suze escreveu em 2009, A Freewheelin' Time: A Memoir of Greenwich Village in the Sixties.
.
. .

Sem comentários:

Arquivo do blogue