Je ne menge point de porc - Claudin de Sermisy




Voici les paroles:

Je ne menge point de porc.
tel que je vous vois dire,
s'il a mangé cent estrons.
Il ne s'en fera que rire.
Il les tourne, il les vire et puis les mort.
Je ne menge point de porc.
Le porc s'en allait jouant tout au long d'une rivière.
Il veigt ung estron nouant.
Il lui print à faire chère,
disant en cette manière :
"Estrons nouant en rivière,
rend toy ou tu es mort."
Je ne menge point de porc.

      No mundo judaico, no qual os cristãos colocam as suas raízes, o tema da pureza é importante. E o porco era considerado um animal impuro. O fundamento bíblico encontra-se em Levítico 11, no versículo 7-8: tereis como impuro o porco porque, apesar de ter o casco fendido, partido em duas unhas, não rumina. Não comereis da carne dele e nem tocareis o seu cadáver, e vós os tereis como impuros.

Sem comentários:

Arquivo do blogue