Sgt. Pepper's was fifty years ago today





Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band é um nome enigmático. Os Beatles estavam cansados de serem The Beatles e criaram um alter ego, que lhes permitia afastarem-se de algo parecido com o inferno que a industria da música lhes tinha imposto. Assim, McCartney tentou criar um nome novo para o grupo, que pode ter tido as suas sementes no que a seguir se descreve.
No video, a Sra Cheryl Finn recorda o seu avô, o Sargento Pepper da vida real e que a banda britânica conheceu no Canadá, em 1964, quando o Sargento da Polícia Provincial de Ontário, Randall Pepper, ficou responsável pela segurança dos concertos dos Beatles em Toronto. "Ele aceitou esse encargo muito, muito a sério, embora ele achasse que os Beatles eram jovens do tipo marginais e barulhentos. Claro, na década de 60, todos os jovens deveriam ter cabelos curtos ​​e limpos", disse Cheryl Finn à anfitriã da CBC News, Heather Hiscox. "Houve um respeito mútuo" que cresceu entre o seu avô, agora falecido, e a banda, disse a apresentadora.
Em 1967, quando a banda lançou o álbum com o seu nome Sgt. Pepper, outra questão se levantou, de onde teria surgido o badge O.P.P. (Ontário Providencial Police) que Paul McCartney trazia na roupa na capa do álbum? O caso trouxe dores de cabeça para o Sgt da vida real, pensou-se que era seu. "Realmente ele sofreu muitos problemas com os seus superiores, porque eles desconfiavam que ele teria dado a Paul esse emblema. Não, não foi ele. É um mistério, de onde veio esse emblema? Ouvi alguns relatos de que um oficial o entregou à banda quando eles estavam a sair do Canadá, no aeroporto" diz a Sra Cheryl Finn.

McCartney, recordou no documentário Beatles Anthology, que o nome Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band vem de um "trocadilho" nascido numa viagem de avião. "Eu comecei a pensar num nome forte para chamar à banda. Na época, havia muitos grupos com nomes como 'Laughing Joe and his Medicine Band' ou'Colonel Tucker's Medicinal Brew and Compound' e quando chegou a hora da refeição no avião, alguém se encontrou momentaneamente confuso com os pacotes marcados com "S" e "P" nas bandejas (sal e pimenta)". McCartney terá dito instintivamente Sgt. Pepper. Era apenas um trocadilho, mas estava encontrado o nome.
Pegou num papel e escreveu "Sgt. Pepper's British Legion Band" mas parecia um pouco normal demais, então, do fundo do inconsciente, ele encontrou "Lonely Hearts Club", um termo antigo para uma agência de namoro. "Acabei por colocar as palavras juntas e deu Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band". 

Sem comentários:

Arquivo do blogue