John Lennon - Yer Blues



      Um certo dia vi escrito na página do Facebook de uma das minhas filhas, por debaixo de uma fotografia de John Lennon, o seguinte: "O quanto eu não dava para ressuscitar este homem!" Na altura pensei "Como é que uma jovem que nasceu nos anos 90, quinze anos depois da morte do ex-Beatle, pode escrever coisas como esta?" 
      Hoje, recordo essa frase nesta canção composta para o álbum Branco. Yer Blues é como uma segunda parte do tema Help, num tempo em que John se queixava que era escravo do showbiz, pedia ajuda e recusava-se a compor mais canções para os hit parades.
      Em Yer Blues, ele canta "The eagle picks my eye, the worm licks my bone, I feel so suicidal just like Dylan's Mr. Jones." Versos que dizem bem do seu estado de espírito. Pouco tempo depois, sentiu a necessidade de escrever canções como Because ou God, onde desconstrói a estética Beatles e regressa a esquemas simples de composição, onde a poesia, a beleza, as emoções são prioritárias.
      Agora, repare-se nesta pequena entrevista de Salvador Sobral durante os ensaios para o Festival da Eurovisão 2017. É como se Lennon tivesse ressuscitado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue